Dirigentes se encontram para alinhamento de ação no Brasil

Diretores e Coordenadores do Rotary no Brasil estiveram reunidos com os 38 governadores rotários brasileiros durante o último final de semana na capital paulista, nas dependências do Bourbon Businesse Hotel São Paulo, quando discutiram, debateram e conheceram as metas e ações a serem realizadas na gestão 2017-18 que começou no começo do mês de julho. “Esse encontro foi muito proveitoso no sentido de que houve um alinhamento de atividades a serem realizadas de âmbito Brasil”, disse o atual Diretor do Rotary no Brasil, o empresário Paulo Augusto Zanardi, associado do Rotary Club de Curitiba-Cidade Industrial, no Distrito 4730 do RI, responsável pela convocação de todos.

Durante dois dias os temas sobre o Desenvolvimento do Rotary e Fundação Rotária foram enfatizados de diversas formas, desde sugestões para organização de seminários, envolvimento da Associação Brasileira The Rotary Fundation (ABTRF), bem como ajudar na captação de recursos para a fundação, radiografia e oportunidades de crescimento no quadro associativo, além da demonstração de uma radiografia nacional sobre a situação dos distritos rotários brasileiros junto ao Rotary International. “Tivemos a participação do pessoal do Programa Hepatite Zero, Projeto Rondon, do Escritório do Rotary no Brasil e uma sugestão sobre um programa humanitário que todos podem desenvolver em qualquer região do Brasil”, comentou Paulo Augusto Zanardi, que convocou a todos para as discussões desses temas específicos.

Quanto a Fundação Rotária os 38 dirigentes brasileiros tomaram conhecimento dos recursos existentes e disponíveis, bem como os investimentos que já foram realizados e outros que estão próximos a serem distribuídos. “São 47% dos projetos destinados a prevenção e tratamento de doenças”, anunciou o coordenador do Rotary, Antônio Carlos Cardoso, associado do Rotary Club de Campo Mourão, no Distrito 4630 do Rotary International. “Nos últimos três anos foram investimos mais de US$ 5 milhões, somente em 95 subsídios globais no Brasil”, mostrou o dirigente que procurou fazer uma rápida exemplificação na elaboração de um projeto de subsídios junto a Fundação Rotária. “Apenas 23% dos rotarianos e 74% dos clubes brasileiros estão comprometidos com a Fundação”, apontou Hugo da Cruz Dória, outro coordenador rotário, associado do Rotary Club de Feira de Santana, no Distrito 4390 do Rotary International.

No quadro associativo a discussão foi mais contundente entre todos os participantes. Existe uma preocupação nacional quanto aos detalhes de entrada e saída de associados nos clubes, e muito debate entre os problemas envolvidos nas duas situações. Uma radiografia entre as cidades brasileiras que podem contar com um Rotary Club e outras que podem ampliar a participação rotária. “Precisamos ter um Rotary Club para cada 20 mil habitantes”, defendeu Alceu Eberhardt, associado do Rotary Club de Rio Sul-Centenário, estudioso no quadro associativo rotário no Brasil. “Vamos procurar crescer cinco clubes por distrito”, anunciou Paulo Augusto Zanardi, ao propor a necessidade do crescimento estruturado. “Temos que utilizar os programas de Clube Satélite, Associado Coorporativo, atenção aos cônjuges e cuidado com os jovens”, apontou Luis Gustavo Kuster Prato, coordenador do Rotary, associado do Rotary Club de Brasília-Lago Norte, no Distrito 4530 do Rotary International.

Antes do encerramento oficial o administrador, Antônio Hallage, associado do Rotary Club de Curitiba-Leste, apresentou um “esboço” de documento a ser encaminhado ao Rotary International e aos departamentos competentes, uma proposta quando a determinação de haver em 2020 um numero inferior de distritos rotários no Brasil. “Vamos reunir documentos, argumentos e sugestões para que o nosso Diretor do Rotary, defenda a ideia de que não devemos diminuir o número de distritos devido ao compromisso dos rotarianos em crescer de forma estrutural e constante”, defendeu o Diretor do Rotary International na gestão 2009-11 no Brasil.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Localizar site dos clubes